top of page

DICAS E SUGESTÕES

Para saber a medida ideal para a cortina da sua janela é necessário saber primeiro, o tamanho da janela e o comprimento do varão ou trilho que pretende usar.

Muitos fatores podem influenciar na escolha da medida adequada. Como a distância entre a janela e as paredes que a cercam, o estilo de decoração do ambiente e de qual ambiente.

De modo geral segue algumas dicas para te ajudar.

 

Sugestão 1 Varão ou trilho: Se possível o varão tem que ser no minimo 40cm maior que a janela, assim ela ficará com 20cm para cada lado da Janela.

 

Sugestão 2 Acabamento ilhós: Para a cortina com ilhós considera-se no mínimo 60cm maior que o varão, para que haja encontro central das folhas e 40cm na altura para que fique 20cm para cima e 20cm para baixo.

 

Sugestão 3 Suporte do varão: O varão deve ser fixado a 20cm da parte superior da janela, sendo que o suporte do varão deverá ficar preso na parede a uma distância de 15cm das laterais da janela e as ponteiras a 5cm de cada suporte. Dessa forma quando a cortina estiver instalada sua parte inferior ficará a aproximadamente 20cm da base da janela.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

 

Sugestão 4 Escolha o tecido Certo: Cortinas confeccionadas em fibras naturais como algodão, linho, rami, juta, fibras de lã e seda oferecem frescor e delicadeza aos espaços, mas não são adequadas para contato direto com a luz solar, pois alem de mancharem com esse tipo de exposição podem encolher após serem lavadas.

Já tecidos de fibras sintéticas, como o poliéster e acrílico são tem a manutenção mais fácil e suportam melhor a ação do sol. Cortinas de tecido sintético são mais duradouras e de fácil conservação e por isso recomendamos para locais de rotina diária. dos sintéticos o mais recomendado é o poliéster.

Sugestão 5 Acabamento: Para  fixar a cortina e dar o movimento existem ilhós e alcas para o caso de instalação em varão as pregas para o caso de trilhos.

Abaixo temos a imagem de alguns modelos.

bottom of page